A Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol terminou com derrota, frente a Tunísia, por 73-82, a primeira janela de qualificação ao Afrobasket` 2025, ainda sem data e local.
No quarto inicial, desinibida, a selecção nacional reagiu à pressão do público local e segurou a vantagem de 25 -19, fruto do sistema defensivo apresentado, sem permitir que o adversário fosse para a tabela com facilidade.
Com tal postura, os angolanos saíram ao intervalo com vantagem de 38 -34, depois da melhoria significativa dos anfitriões.
No terceiro período a Tunísia não deixou Angola jogar e passou para frente do marcador (62-51), numa altura em que o combinado nacional cometia sucessivos erros defensivos.
O quarto e último período foi apenas para gerir o resultado e a selecção tunisina, campeã africana em título, chamou a si a vitória por 82-73.
Na primeira jornada, Angola venceu por 76 -70 a selecção da Guiné e depois novo triunfo por 88 – 58 sobre o Quénia.
Nesta primeira janela, o cinco nacional foi orientado pelo técnico Aníbal Moreira, coadjuvado por Miguel Lutonda, devido a ausência do principal Pep Clarós (espanhol), por questões pessoais.
Vinte nações, subdivididas em cinco grupos de quatro selecções cada, vão disputar as 16 vagas para o Afrobasket 2025. Apuram-se os primeiros classificados de cada grupo e o melhor terceiro dos cinco.
Ao serviço da selecção nacional estão os jogadores Childe Dundão, Gerson Gonçalves “Lukeny”, Elcane Paca, Aguinaldo Neto, Aboubakar Gakou, Teotónio Dó, Wilson Ambrósio, Kenneth Manuel, Macachi Brás, Cléusio Castro, Jilson Bango, João Fernandes e Eduardo Francisco.
Angola é o país com mais títulos de campeão continental, com onze no total, sendo o último, em 2013, sob orientação do treinador angolano Paulo Macedo.
Em quatro ocasiões ficou na segunda (prata) posição e duas em terceiro (bronze).
Fonte: ANGOP