Angola lidera a lista das selecções mais concretizadoras do Campeonato Africano das Nações (CAN`2023), encerrado domingo último, na Côte d’Ivoire, país que se sagrou campeão.

Os angolanos, eliminados pela Nigéria nos quartos-de-final, com derrota de 0-1, marcaram, em cinco jogos, nove golos e sofreram quatro.

A lista das selecções mais concretizadoras do evento de 2023, mas disputado apenas em 2024, por decisão da CAF, integra mais dois países com iguais nove golos rubricados, designadamente, o Senegal e Guiné Equatorial.

No entanto, ambas em desvantagem: os senegaleses marcaram igual número de tentos e sofreram apenas dois, mas foram eliminados nos oitavos-de-final pela Côte d’Ivoire, aos penaltis (4-5), após empate (1-1) nos 90 minutos e no prolongamento. Já a Guiné Equatorial, também como nove marcados e quatro consentidos, como Angola, é superada por ter sido afastada nos oitavos-de-final, após derrota ante a Guiné (0-1).

Com este desfecho, a equipa nacional, orientada pelo português Pedro Gonçalves, totalizou uma média de 1,8 golos por jogo e de 0,8 sofridos em cinco desafios até aos “quartos” em que foi eliminada.  Trata-se de uma produção inédita na história das participações de Angola em africanos. Em 2013, na África do Sul, marcou apenas uma vez e sofreu quatro.

 

Fonte: Angop