“Vamos dar tudo para chegar à Argélia”, garantiu Pedro Gonçalves na antevisão ao jogo decisivo diante da África do Sul, amanhã, às 14h00, no Estádio de Orlando, em Soweto, arredores de Joanesburgo, tendo em conta a evolução que os Palancas Negras têm registado nos últimos desafios.

O seleccionador nacional afirmou, em conferência de imprensa, realizada no Estádio Nacional 11 de Novembro, em Luanda, que os Palancas Negras tudo farão para garantir o passe para o Campeonato Africano das Nações (CHAN’2023), a disputar-se na Argélia, no próximo ano, mas reconheceu, no entanto, as dificuldades que terão pela frente, em função do valor do adversário, aliado ao facto de jogar no seu ambiente.
Mas, isso não lhe tira o sono. “Tive um mau grado de uma situação de saúde, mas felizmente já está ultrapassada. Tenho dormido descansado de que estamos a progredir, a evoluir. Não é por acaso. Os resultados que temos vindo a alcançar, a nossa evolução tem sido manifesta, mas temos um desafio forte, noventa minutos pela frente em casa, daquela que sabemos ser a selecção potência da região. Portanto, de certeza que tudo farão para reverter o resultado”, disse o técnico dos Palancas Negras.

Pedro Gonçalves mantém total confiança no grupo que dirige e, mesmo jogando fora de portas, ambiciona praticar um bom futebol para garantir a qualificação. “Estamos confiantes, a atravessar um bom momento. Acreditamos que, mesmo jogando fora, não vamos mudar a nossa perspectiva, a filosofia, a forma de interpretar o jogo.

Queremos chegar à África do Sul, sabendo que estamos em vantagem, mas sabendo, também, que lá vamos ter que jogar futebol, procurar sermos os dominadores”, destacou.

A vantagem de dois golos (2-0), conseguida na primeira mão no Estádio Nacional 11 de Novembro, não cria qualquer conforto ao conjunto angolano, que terá de fazer um jogo exigente, segundo o seleccionador nacional.

“Queríamos chegar lá com o resultado favorável para liderar os acontecimentos da eliminatória. Até ao momento é assim que se está a passar, e acreditamos que no final dos noventa minutos tenhamos o passaporte para a Argélia. Agora, sabemos que será muito difícil, um jogo exigente e vamos ter que dar tudo em prol do que queremos”, sublinhou Pedro Gonçalves.

O técnico português disse estar preparado para uma eventual mudança radical no conjunto dos Bafana Bafana neste desafio, pela diversidade de jogadores que têm no campeonato interno. “Isso não nos diz respeito. Sabemos que alteraram, substancialmente, a equipa da eliminatória frente às Comores e a que apareceu aqui, uma selecção com muito mais maturidade, composta por esmagadora maioria que evolui na Primeira Divisão nos diversos clubes da África do Sul. Era uma selecção que já não jogou a primeira eliminatória, sabemos tudo isso. Sabemos que poderá haver alterações. Mas, como já temos jogado, a nossa matriz de jogo não vai mudar. Vamos dar tudo para chegarmos à Argélia”, concluiu.

Fonte: JA