Uma Liga da NBA Júnior será implementada, ainda este ano, em Angola com o objectivo de potenciar a prática do basquetebol feminino entre jovens.

O projecto resulta de uma parceria entre a empresa de telefonia Africell e a NBA África, apresentado na noite de sexta-feira, em Luanda.

Ainda sem data para a sua efectivação, a acção envolverá milhares de jovens em todo o país, com idades entre sete a 14 anos, de acordo com o director da NBA África, Victor Williams, que falava em conferência de imprensa de apresentação da Liga da NBA Júnior.

O plano prevê a realização de cursos de aperfeiçoamento técnico, seminários e treinos em campo visando o desenvolvimento das jovens mulheres como jogadoras e como líderes na sociedade.

A cooperação entre Africell e a NBA África propõe-se tornar o basquetebol feminino mais acessível a essa faixa etária no continente africano, com a envolvência de adeptos.

A parceria permitirá ainda dar continuidade às iniciativas anteriores da NBA África em Angola, incluindo o acolhimento do basquetebol sem fronteiras (BWB- sigla em inglês), executadas em 2016 e a Liga Jr. NBA em 2017 e 2018.

A Africell, empresa de capital americano, com sede em Londres, fornece cobertura de rede móvel e serviços tecnológicos relacionados a mais de 16 milhões de assinantes na África subsaariana, sendo que opera em Angola, RDC, Serra Leoa e Gâmbia.

Já a NBA África é uma entidade autónoma formada em Maio de 2021 que conduz os interesses da NBA no continente, incluindo a Liga Africana de Basquetebol (BAL), que contou com a participação do Petro de Luanda nas duas primeiras edições já disputadas.

Abertura da sua sede em África aconteceu em 2010, na África do Sul. Seguiram-se os escritorios no Senegal e Nigéria.

Estiveram no acto várias entidades, incluindo jogadores como Etson Ndoniema, Felizardo Ambrósio, Muto Fonseca e Islando Manuel.

Os antigos presidente da Federação Angolana de Basquetebol, Paulo Madeira e Hélder Cruz, e o embaixador dos Estados Unidos da América em Angola, Tulinabo Mushingi, marcaram igualmente presença.

Fonte: ANGOP