A Selecção Nacional de basquetebol sénior masculina estreou-se com vitória ao derrotar ontem, no Pavilhão Palácio dos Desportos de Treichville de Abidjan, a similar do Uganda, por 84-62, com favoráveis 56-27, ao intervalo, em partida referente à primeira jornada do Grupo E da quarta e penúlrima janela de qualificação zona africana para a Copa do Mundo de 2023.

Consciente da posição pouco cómoda em que se encontra na tabela classificativa, a Selecção Nacional entrou bastante determinada no quarto inicial, ao contrário dos ugandeses, que se mostravam apáticos, fruto da postura defensiva evidenciada pelos hendecacampeões africanos.

Com o jovem base do Aris da Holanda, Dimitri Maconda, 20 anos a liderar as acções ofensivas, coube ao poste dos Houston Rockets, Bruno Fernando, proporcionar festival de triplos, facto que deixou a defesa do Uganda atordoada.

Aliás, os 26 pontos marcados pela Selecção Nacional atestam, perfeitamente, o domínio dos angolanos, que estão à procura da sexta presença consecutiva numa fase final de uma Copa do Mundo, nona no geral.

Apesar de não terem realizado qualquer jogo de controlo, durante o estágio pré-competitivo que realizou em Portugal, os hendecacampeões africanos apareceram com grande intensidade, para a satisfação de dezenas de adeptos que ontem compareceram no Pavilhão Palácio dos Desportos de Treichville de Abidjan.

Bruno Fernando e Dimitri Maconda faziam sistematicamente vibrar o pavilhão, com o primeiro a proporcionar sempre festivais de triplos.

O base Bamba Cissé fez igualmente a sua estreia e não comprometeu.

Os primeiros 20 minutos foram jogados ao mais alto nível, com os doze embaixadores a responderem de forma positiva.

Em 20 minutos, o seleccionador nacional já havia utilizado os doze atletas. Ao cabo dos primeiros 20 minutos, a Selecção Nacional vencia de forma folgada, por 56-27.

Dos 56 pontos anotados pela Selecção Nacional, quinze pertenciam ao poste dos Houston Rockets, Bruno Fernando.

Com o resultado praticamente consumado, os pupilos de Josep Clarós “Pep” limitaram-se a gerir a marcha do marcador, ante um Uganda que procurava dificultar ao máximo as acções ofensivas da Selecção Nacional.

Angola venceu no parcial, por 14-13, o que perfez 70-40, à entrada do derradeiro período. Os ugandeses aproveitaram o facto de a Selecção Nacional ter tirado o pé do acelerador, e conseguiram um parcial de 22-14, fixando o resultado final em 84-62, a favor dos angolanos. Jilson Bango e João Fernandes foram os reis dos ressaltos, com sete e seis respectivamente.

Ainda ontem, na abertura do Grupo E, a selecção de Cabo Verde vergou a similar da República da Guiné, por 65-48. Em Monastir, Tunísia, os Camarões derrotou a RDC, por 69-71, partida válida para o Grupo F.

Fonte: JA