Angola conseguiu este domingo, um precioso ponto, ao empatar a uma bola diante do Madagáscar, após estar em desvantagem no jogo disputado em Antananarivo, para as eliminatórias do CAN2023.

No confronto, realizado no estádio Mahamasina, para a 2ª jornada do Grupo E, visando o Campeonato Africano de futebol (CAN2023), na Cotê d’ Ivoire, o conjunto nacional tinha o domínio da partida quando, num ápice, sofreu o golo aos 36 minutos, por Djiva Rakotoharimalala.

Os jogadores reuniram-se à volta de Show, caído fora das quatro linhas, após sofrer falta. Na sequência, o árbitro sul-africano, Thando Ndzandzeka, mandou bola ao ar com os angolanos despercebidos, situação aproveitada por Djiva, que saiu do meio e ficou de caras com o guarda-redes Hugo Marques.

Na ronda inaugural, diante da RCA (2-1), no estádio 11 de Novembro, em Luanda, o adversário marcou igualmente por desatenção dos jogadores angolanos, que aguardavam pelo apito do árbitro a marcar uma eventual saída da bola fora das quatro linhas.

Na ocasião, Gelson Dala foi igualmente preponderante, ao apontar o tento da vitória, depois de Mbala Nzola ter igualado a contenda.

Hoje o internacional angolano Gelson Dala voltou a marcar, impedindo que a selecção nacional consentisse uma derrota.

Fora o erro, Angola jogou o suficiente para vencer a partida, após ter suportado os primeiros quinze minutos em que o adversário pressionou na tentativa de conseguir o golo madrugador, que daria tranquilidade a equipa, perante mais de 20 mil espectadores no estádio.

Na verdade, os guarda-redes Hugo Marque (Angola) e Rakotolohasi (Madagáscar) acabaram por ser os responsáveis pela igualdade, tal foi a eficácia de ambos entre os postes.

Com o empate, Angola mantém-se na segunda posição, agora com 4 pontos, os mesmos que o Ghana, líder devido a vantagem no coeficiente de golos marcados e sofridos (3 marcados e 2 sofridos, contra 4,1 do Ghana), seguem-se RCA e Madagáscar, com um ponto cada.

Na terceira jornada do Grupo E, defrontam-se Ghana-Angola e Madagáscar-RCA.

Fonte:Angop