A muito desejada e esperada na organização desportiva do futebol Nacional, a liga de clubes em Angola finalmente será apresentada oficialmente nesta hoje 2 de Junho de 2022.

Depois de cumpridas ás escrituras, actos administrativos e divulgação em diário da República, a ANCAF, Associação Nacional dos Clubes Angolanos, constituída a 6 de Outubro de 2021 em Assembleia constitutiva, vai apresentar em conferência de imprensa na Galeria dos Desportos, cita na cidadela desportiva, a futura liga de Clubes, cuja comissão instaladora tem sido coordenada por Alves Simões, ex Presidente do Inter de Luanda.

Segundo fontes ligada aos clubes do campeonato Nacional de Futebol da 1ª divisão, que em data a indicar vai eleger a direcção da futura LIGA ANGOLANA DE FUTEBOL (LIGA ANGOLA) , é pretençao que, a próxima edição do Girabola, época 2022/2023, seja já organizada por esse órgão em estreita colaboração com os Conselhos técnico e de árbitros da Federação angolana de Futebol.

O Que é a Liga do Clubes?

Uma liga desportiva é uma organização formada por um grupo de clubes ou atletas individuais para organizar competições num desporto específico que deve possuir estatutos, regulamentos e serviços que permitam a dinâmica da actividade, assim como, comunicação e promoção das suas acçoes através do Marketing.

Exemplo: Liga Portugal (LP) é uma organização responsável pelo futebol profissional naquele País Europeu e que organiza três competições com a participação de 36 clubes e 38 equipas profissionais: a Primeira Liga, a Segunda Liga e a Taça da Liga. O Presidente da Liga Portuguesa é Pedro Proença Oliveira Alves Garcia.

A Liga Moçambicana de Futebol ou Liga Moçambique (LM) é a organização responsável pelo futebol profissional em Moçambique, sendo uma associação dotada de personalidade jurídica. É responsável pela organização do Moçambola (Campeonato Nacional), a mais importante competição deste desporto, composto por 14 equipas.

A Liga foi constituída em 28 de Junho de 2002, e rege-se pelos respetivos estatutos, aprovados em 22 de Fevereiro de 2010, regulamentos e pela legislação aplicável. O actual Presidente é Ananias Coana.

Em Angola desde 1979, as competições de Futebol Nacionais, são organizadas pela FAF, Federação Angolana de futebol que tem até aqui sob sua responsabilidade organizativa os campeonato Nacionais da 1ª e 2ª divisões, a Taça de Angola e a Supertaça.

Fonte:TV Belas