O Campeonato Nacional da primeira divisão (Girabola2021/22) foi suspenso temporariamente, esta quinta-feira, por falta de acordo entre a Federação Angolana de Futebol (FAF) e a Associação Nacional de Árbitros de Angola (ANAA).

Segundo uma nota da FAF, que a ANGOP teve acesso, em Luanda, a decisão foi tomada após uma reunião entre as partes, na sequência da reclamação dos árbitros de pagamentos em atraso.

O documento refere ter o órgão reitor recebido, a 28 do corrente mês, um ofício da ANAA a anunciar a paralisação da actividade no Girabola a partir da 24 ª jornada, após 14 rondas sem pagamento, e que não se chegou a acordo.

“Não havendo consenso e atendendo ao facto de a FAF não dispor de condições financeiras para satisfazer as exigências dos árbitros, é suspenso, de forma temporária, o Girabola2021/22 “, lê-se na comunicação.

Trata-se da primeira vez que ocorre uma paralização desta prova por este motivo, numa altura em a federação conta com um consórcio para ajudar a suportar os gastos inerentes.

O consórcio, que substituiu os clubes no pagamento dos prémios aos árbitros desde o Girabola2019/20, veio conferir maior dignidade aos profissionais.

Anteriormente, um comissário recebia 70 mil kwanzas por actuação, árbitros e assistentes 60 mil kwanzas cada e o 4º árbitro 50 mil.

Já com a acção do consórcio, o comissário obtém 150 mil kwanzas, árbitros e assistentes 130 mil cada e o quarto árbitro 120 mil.

O Campeonato Nacional de futebol é liderado pelo Petro de Luanda, com 54 pontos, mais quatro que o Sagrada Esperança da Luanda Norte. O Sporting de Benguela é o último colocado com quatro.

Fonte:Angop